Homenagem a Alfredo Bosi

Celular. AFONSO. É hoje.

Fala, Af.

Eu escuto.

Me ligou pra dizer isso?

Escuto.

O Afonso diz que inventamos Deus para preencher o grande vazio que ocupa nossas cabeças. Tell me something I don't know. Me diz isso todo dia. Agora deu de ligar para me dizer isso de manhã, à tarde e de noite.

Me acho meio obsessivo, mas o Afonso, putz. Dedica a existência a querer comprovar a inexistência de Deus.
É impossível não pensarmos em nada, certo?

É, concordo. Não dá pra não pensar em nada. Salvo quando lemos Heidegger. (Digo, Wittgenstein e Derrida)
Aí está. Como temos Deus, logo pensamos n'Ele. Portanto, Deus é o Antipensamento.

Ontem comecei a reler Porque não sou cristão, o porque na ortografia de Portugal. Minha ex-mulher Sílvia me chamava de herege, eu ria da palavra demodê. Não é possível ser herege hoje. Eu não acredito em nada e quase todos que conheço não acreditam em nada, uns com patético orgulho. Tudo perdeu a graça.

Russell é racional demais para a macacada deslumbrada que dá importância excessiva à vida. De lambuja -- o que, para mim, vale mais a pena --, desmascara uns golpes que os poderosos vivem dando nos caboclos em eterno estado de hipnose. Quem não usa o cérebro não pode compreender os poucos que usam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário