Buracos e sombras


A Neguinha curtia buracos e sombras
Onde se enfiava por qualquer pretexto
Para que fizéssemos de conta que ela não existia.

Será que ainda curte suas fugas?
Não sei se uso os verbos no presente, pois
A Neguinha não tem o perfil dos resistentes
(Exatamente como eu)
A Neguinha não tem o perfil dos resistentes

Era fraquinha
Velhota
Arredia e desiludida
Sempre pertinho do seu previsível destino.
Será que já chegou?
Ou amanhã aparecerá do nada, como se voltasse de viagem
Ou dum breve passeio até a esquina?

Não era dada a essas coisas, a Neguinha
Viagens, passeios e que tais
Só se fosse na imensa, onírica segurança da sua caixa de papelão
Onde curtia fugir
dos seus inimigos reais e imaginários
Monstros que, ela nunca sabia, podiam atacar sorrateiros

A Neguinha vivia alheia
Estava aqui, mas só no faz-de-conta
Queria estar em outro canto
Um que fosse só dela

Eu também tenho inimigos reais ou não
Eu também me enfio em buracos
Eu também curto me perder


Tchau, Neguinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário