Blogando 0032

Não adianta, assistir a um clip de rock é olhar para a luz cegante do sol e ver que talvez nunca consigamos escapar da barbárie.

Cara, não, cara, sinto muito, mas você não pode se entregar com tamanha facilidade a essa catarse animalesca.

Tenha um mínimo de compostura.

Okay, compostura não se usa em sua tribo.

Mas sim aqui entre nós que ainda fazemos um esforço fudido para subir da selvageria para uma situação de mínima cortesia, consideração pelo outro e pelo que o outro pensa e pelas opções e alternativas do outro, sei, certo, esses detalhezinhos burgueses que você e seu bando lutaram tanto para enterrar.

Hoje cedo fui andar numa praça aqui perto com minha suave Zezeí e, batata, lá estavam dois vagabundos ocupando o banco central puxando um chazinho. Em vez de desviar, fiz questão de avançar na direção deles. Os vagabundos não deram a mínima, claro. A praça era deles. Nenhum dos pais e mães nas proximidades ousava se acercar. Os transeuntes apertavam o passo para fugir mais rapidamente dos donos do pedaço.

Cuja aparência autorizava que eu fizesse todas as suposições que já fizera antes ao avistá-los. Eram dois moleques na casa dos vinte, de roupas imundas e mãos e rostos sujos e braços manchados de imundices inclassificáveis. 

Tossindo e trocando sabe-se lá que tipo de impressões com suas línguas enroladas e sua exasperante indiferença à concepção de que outros tipos de usuários também tinham direito a usar a praça.

E você vê esses indigentes por todo canto na cidade e me é inescapável associar esses doentes aos rock-stars e ao público que os frequenta.

Que grande merda essa a que chegamos através dos anos 1960. Instituímos a vagabundice como objetivo de vida e agora parece que não temos como fazer para que a história retroceda pelo caminho errado que tomou.

Às vezes me pego delirando que a única solução para vencer a incapacidade cada vez mais aguda de as crianças se abrirem aos ensinamentos civilizatórios seria proclamar Bach como o modelo não mais digno mas único a seguir.

Mas como você lograria isso tendo de vencer e convencer bilhões de animais que foram levados pelos meios de entretenimento como a Globo, a Folha de São Paulo, a Veja e o Estadão a crer que Madonna merece um segundo da sua atenção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário