Calçadas de Araraquara


As calçadas de Araraquara se inclinavam
numa suavidade a que eu não tinha direito em nenhuma outra esfera

As calçadas de Araraquara eram declives suaves
na ida
e não eram nada quando na volta eu não tinha aonde ir

As calçadas de Araraquara guardavam meus olhares que nas pedras róseas
buscavam segredos inexequíveis

A cidade e a multidão subindo e descendo suas ruas e
suas casas e as pessoas que estavam dentro delas
só esperavam minha presença para existir

Eu não sabia então, eu sei agora

Desfilando meus assombros pela rua três
Em frente à sorveteria do japonês
Onde aprendi a tomar um copo d'água sem gelo depois do sorvete na taça
Luxo imerecido para um solitário atávico
O trem parado na estação apitava
Enchendo de agonia o céu da rainha ferroviária
"Vou partir! Vou partir! Vou partir!"

Eu chegava muito cedo
eu sumia muito tarde
e o mundo era muito grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário