Enquanto balanço de costas pro mar


O gambá que se achava raposa
Fuga e con tutta la forza

Tem essa fantástica, essa intransponível dificuldade de ser igual aos outros. Não é coisa que pude/posso determinar sozinho. Sei, determinar soa papo de engenheiro. Na engenharia as coisas são determinadas e outros verbos do tipo. É por isso que todo engenheiro tem aquela cara de peixe adormecido. Eles sabem tudo. Okay, okay, todo mundo sabe tudo o tempo todo. Não poderia ser diferente. Como é que poderia? Não poderia. É outra coisa que consegui determinar. E sozinho. Não conheço ninguém que tenha confessado um dia ou que tenha coragem de confessar hoje que não sabe. Porque, jesus, converso com as pessoas e só vejo certezas. Algumas fazem perguntas, por mera retórica. Perguntam e, sem que eu tenha tempo sequer de pensar no assunto, respondem, respondem antes de mim, respondem uma resposta ready-made, dessas que eles parecem ter milhões dentro deles, e eu, que já estava atônito com a pergunta, fico ainda mais com a resposta, porque, pombas, no mais das vezes não tem sentido, nem uma nem outra, mas eles fingem que tem, e fingem direitinho, e fingem pra eles mesmos e pra mim e pra deus e pra quem estiver perto e pra alguma deidade que, imaginam, possa estar testemunhando a grande farsa. 


Vingador solitário
Menuetto quasi cantabili

Saí para o jardim, peguei o jornalão de domingo, voltei para dentro, separei o caderno de imóveis, o caderno de emprego, o caderno de negócios e os reclames das Casas Bahia e joguei fora todo aquele lixo que vem junto. 


Divagações devagar
Allegro quasi un poco grave

Que o pênis tenha uma cabeça e a vagina, apenas um promontório lembrando arrependimento é para mim maior prova da superioridade masculina.


Erros acontecem
Espressivo ma non troppo

Que meu pai tenha tido um enfarte letal e meu tio tenha enlouquecido até morrer e meu vizinho tenha desenvolvido câncer no esôfago e meu cunhado tenha sido abandonado pela mulher e a mulher que não me quis tenha tido o rosto desfigurado num acidente de carro e meu primo tenha morrido de desgosto... Jesus, é esse todo o consolo que me resta? 


Entupido
Molto scherzo

Quando não consigo pensar no que dizer, faço poesia.


Bye-bye Aunt G
Sarabanda

Ano passado minha tia morreu, depois de passar o fim da vida em Gardenal Garden. 


Minhas definições
Violin and Piano Pieces

Sou um carinha com coragem de assumir a própria covardia. 


Da corrupção poética e outros rojões que pipocam no teto do meu quarto
Poarga Româneascã

Ando meio inquiridor. Ando, porque antigamente não me ocorriam perguntas. Não significa que tivesse respostas, no mundinho mecânico esterilizado de sombras e pecados em que vivemos umas não existem sem as outras. Não significa que fosse um paspalho acrítico. Era muito mais "crítico" do que hoje. Não sei exatamente ou inexatamente que houve. Nem por que essa mania de repetir que não sei nada. De tudo que não sei, não sei ficar sem meus truquezitos. Não enquanto meu motorzinho elétrico não esquenta. Até lá, ando e emperro. Ou desando em gracinhas sem graça. Francis descia a lenha no batuta sisudo Hemingway espinafrando-o maneirista. Logo quem. Fora Shakespeare, talvez Goethe, de quem li nada fora uns poemas, o básico menos Fausto, escritores são maneiristas, só muda o grau, até Mann você identifica "padrões" de estilo nos diferentes livros e aquele artifício de misturar ficção e ensaio que torna Doktor Faustus maçante com a infindável arenga musical que ele chupava dos papos com Adorno sob o solzinho amarelento da Califórnia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário