Sim. Vim. Dum lugar muito feio


A poesia ─ certa poesia ─ é a forma mais honesta de expressão. Poesia, religião e psicanálise. Mais honesta porque aduba e rega as doidas contradições das nossas cabeças ao invés de tentar suprimi-las com ácido racionaliático saneador e pensamento pretensamente organizado. Não se gosta de poesia porque a poesia teima em não fazer parte do mundo teatral de personagens em constante estado letárgico que somos e encenamos dia após dia. Não queremos outra coisa senão cúmplices que nos ajudem a viver mais um dia de autoenganação e álibis que acobertem e expliquem nossa irrefreável tendência à mentira. Procuramos estabelecer pactos hipócritas com tudo e com todos. Nossas cabeças são habitadas por fantasmas e monstrengos indefiníveis e mais ou menos aterrorizantes e alarmantes, dependendo do freguês. Eles fazem parte dum lado escuro e endomorfo que não nos interessa ver. Quase nunca ousam aparecer ou levantar a voz, e, prestativos, cooperativos, americanamente afirmativos, só em sonhos dão algum sinal de que existem, e só muito esporadicamente, nos ajudando assim a preservar a pouca sanidade escapista que nos resta.
A poesia ─ a boa poesia ─ é viva, feita por vivos para vivos. Por isso é, entre outras, hermética, difícil, caótica e maluca. Ao contrário dos tratados elegantes e corretamente escritos de ensaístas bem-pensantes, construídos com todos os elementos formais preconizados pela retórica e pela semântica, cheios de um lado, do outro lado, paradoxalmente, que se depreende, há que destacar, argumento, ou da escorreita ficção dos best-sellers que segue receitas estetizantes dos manuais de redação e suas leis de escrita telegráfica, concisão, clareza e o escambau, que aprisionam o pensamento sob as formas totalitárias da ordem e da objetividade utilitarista, a poesia é desequilibrada, distorcida, agressiva, suja e feia. Daí, iluminativa.
Temos medo da feiúra porque nos vemos nela e porque ela está tão ominosamente próxima. E da sujeira porque, bingo, somos sujos. Por isso tomamos banho obsessivamente até nos sentirmos assépticos e podamos as árvores e as cercas-vivas para que não cresçam e ganhem as formas orgânicas dos nossos medos. A poesia mancha o carpete da sala, emporcalha os fundilhos das calças de linho, risca impiedosamente a cintilante pintura do carrão que morremos de enfarte para comprar e poder exibir aos nossos vizinhos.
Se maioria de nós gostássemos e soubéssemos sacar e soubéssemos para que serve a poesia, tecnologicamente estaríamos vivendo, sei lá, no século 10. Provavelmente não estaríamos nos degolando uns aos outros por complexo de inferioridade, inveja e cobiça sem fim nem tamanho.
Lacans, derridas e afins seriam de fato os gênios propalados por áulicos se conseguissem trazer o inconsciente à tona em, com perdão da palavra, discursos minimamente inteligíveis. Talvez o façam algures em seus livros. Mas trechos há que, honestamente, não valem o papel em que foram impressos. Talvez tenham mesmo feito contato com as profundezas do espírito, talvez tenham flagrado sentimentos em estado puro, pré-linguagem verbal, formados muito antes do nascimento das palavras, que torna grande parte deles, ninguém sabe quanto, inatingível pela consciência, mas querer que leiamos e compreendamos aquela logorréia labiríntica embananada com a desculpa de que, com perdão da palavra, reflete o inconsciente e, portanto, só pode ser obscuro quanto o é o inconsciente, não refresca nada. A palavra é convenção, lalarila-ri-rá, e, portanto, pouco afeita a tratar de, com perdão da palavra, conteúdos não convencionais. Dentro de cada um de nós rondam fantasmas indefiníveis e, portanto, inexprimíveis. Qualquer um pode escrever o que lhe der na telha e dizer que é o retrato da alma. Mas, na humilde opinião deste servo, não como cientistas. Como poetas, sim. E os grandes o fazem e já faziam antes, muito antes de tio Freud aparecer no pedaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário