Segredo

Há um segredo contado pela primeira vez pelo primeiro homem a outro cuja identidade é mantida em segredo até hoje, mas que, sabe-se, repassou o segredo a outro homem cuja identidade também é mantida em segredo e assim por diante. Dessa forma o segredo chegou até os dias de hoje, sempre bem guardado por alguém que ninguém sabe quem é. Embora, digam, o conheçam alguns motoristas de táxi e... bem, talvez certos barbeiros...
Segundo uma teoria que corre por aí, é provável que algumas profissões tenham sido inventadas por dois motivos precípuos: o primeiro, claro, manter o segredo; o segundo, conservar essa gente ocupada. Correm, por outro lado, alguns rumores de que os mantenedores do segredo são pessoas conservadoras, elitistas e de enormes egos, que, segundo também se comenta, teria certo cunho fálico. O que se sabe com certeza, porém, é que os mantenedores não gostam de visitas (sobretudo as inesperadas), cartas anônimas e, sobretudo, viajar de avião.
Há na cidade, por fim, um burburinho – surdo, às vezes – segundo o qual todos os mantenedores do segredo (que, alega-se, contam umas vinte ou trinta pessoas no máximo) realizarão um espetáculo de natureza político-artística, com o fito de homenagear todos os mantenedores que já passaram por este pequeno planeta e que desde meninos aprenderam a dizer “não sei” quando se lhes fazia alguma pergunta mais capciosa, cuja resposta pudesse conter um potencial revolucionário que por sua vez resultasse em inusitados sentimentos de alegria.
Seja como for, o que se sabe com segurança é que os mantenedores, ou pelo menos alguns deles, vivem com a seguinte frase na ponta da língua:
– Temos um presente para lhe dar.
Cabe aqui fazer ao pais, portanto, uma advertência: dado que os mantenedores não mantêm arquivos, transmitindo o segredo apenas verbalmente de um para outro desde tempos imemoriais, convém cercar seus filhos e filhas de toda proteção possível contra o dito segredo, pois conta-se que há muito tempo, em algum lugar no interior da Índia ou da Austrália, não se sabe ao certo, uma criança, dessas que existem na maioria dos países, teve ganas de dar cabo dos pais e ficar em Nenhum Lugar assim que foi inadvertidamente exposta ao segredo. As outras crianças do lugar quiseram entrar em greve, o que certamente poderia provocar não apenas um colapso na hierarquia do mundo mas também, quem sabe, na ordem das estrelas desta nossa grande, periférica galáxia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário